Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, a Fachesf realizará eleição para escolha de dois membros titulares do Conselho Deliberativo e um membro titular do Conselho Fiscal da Fundação, com seus respectivos suplentes.
A votação ocorrerá de modo 100% online. O formato eletrônico permitirá que todos possam exercer seu direito de voto com comodidade e segurança.
Para participar, os eleitores utilizarão o mesmo login e senha de acesso a área restrita do site da Fachesf. Já os participantes RealizePrev utilizarão login e senha de acesso ao site RealizePrev.
Confira a seguir os detalhes do processo e saiba por que é importante escolher democraticamente seus representantes na Fachesf.
Todos os participantes Ativos, Aposentados e Pensionistas inscritos na Fachesf até o dia 20 de setembro de 2024 são aptos a participar do processo eleitoral, desde que estejam em pleno gozo de suas prerrogativas e sem qualquer inadimplência com suas obrigações previdenciárias.
Qualquer eventual débito deverá ser quitado impreterivelmente até o dia 27 de setembro de 2024. No caso dos participantes menores de idade, somente os que tenham completado 16 anos até o dia 20 de setembro de 2024 terão direito ao voto. Cada eleitor poderá votar uma única vez, ainda que tenha vínculos distintos com a Fachesf.
ATENÇÃO
Caso o participante não possua senha de acesso à área restrita do site da Fachesf ou RealizePrev (ou tenha esquecido), basta solicitá-la formalmente. Para isso, acesse o site www.fachesf.com.br ou entre em contato com a Central de Relacionamento pelo 0800 281 7533.
No site da Fachesf, clique no banner Eleições 2024 para acessar a plataforma de votação online.
Informe seu CPF e senha (a mesma utilizada para acesso da área restrita dos sites da Fachesf ou RealizePrev) e clique em "entrar".
Digite o número do seu candidato a Conselheiro Deliberativo.
Ao digitar o número do seu candidato, você verá foto, nome e número. Se estiver correto, clique em “confirma”.
Caso digite um número errado, basta clicar em “corrigir” para modificar sua opção.
Repita o mesmo processo para votação do segundo Conselheiro Deliberativo e, posteriormente, o mesmo procedimento para a votação do Conselheiro Fiscal até chegar ao fim do processo.
Caso deseje votar em branco, clique no botão correspondente.
Órgão máximo da estrutura organizacional da Fachesf, o Conselho Deliberativo é responsável pela definição da Política Geral de Administração e dos Planos de Benefícios. Sua composição é formada por seis membros titulares com respectivos suplentes, sendo três escolhidos por eleição direta pelos Participantes e três indicados pela Patrocinadora Chesf. Cabe aos Conselheiros, por exemplo, decidir sobre a gestão dos investimentos da Fundação e aplicação dos recursos, reformar o Estatuto e alterar os Regulamentos dos Planos, aprovar o Orçamento Anual, acompanhar a gestão e os reajustes do Fachesf-Saúde e determinar as regras para a eleição da entidade.
É composto por quatro membros titulares com respectivos suplentes, sendo dois eleitos pelo voto direto dos Participantes e dois nomeados pela Patrocinadora Chesf. Assim como ocorre no Conselho Deliberativo, os Conselheiros Fiscais se reúnem mensalmente para examinar os resultados e as informações econômico-financeiras da Fundação referentes ao mês anterior. Faz parte de suas responsabilidades: acompanhar a execução da Política de Investimentos, emitir relatórios semestrais sobre os Controles Internos da Fundação, examinar minuciosamente as contas e editar parecer sobre o Balanço Anual.
Nesta eleição, os participantes ativos e assistidos escolherão dois membros titulares do Conselho Deliberativo e um membro titular do Conselho Fiscal da Fundação, com seus respectivos suplentes. Os eleitos exercerão mandato de quatro anos a partir da posse, com data estimada para 08 de janeiro de 2025.
Confira a seguir o material de campanha dos candidatos. Para conhecer melhor as candidaturas, visite a página das Eleições 2024 no site Fachesf.
Wellington Soares
Titular
Renaldo Teixeira
Suplente
Júlia Margarida
Titular
Hebertt Marinho
Suplente
Diogo Miranda
Titular
Fernando Teixeira
Suplente
Melhorar as condições do plano CD Puro.
Participar da transição do Fachesf Saúde para Luminar operadora de modo a garantir perenidade para os planos de saúde dos aposentados.
Defender o direito adquirido e acumulado dos participantes.
Ter a Anapar como parceira para a defesa dos participantes - organização coletiva é fundamental para os desafios que teremos pela frente.
Defender políticas de longevidade para termos uma aposentadoria com saúde e qualidade de vida
Valorização dos participantes
Evoluir na comunicação com os participantes
Usar os sindicatos como ferramenta de comunicação
Defender a sustentabilidade e perenidade dos planos de benefícios
Buscar o alinhamento da governança corporativa da fundação às melhores práticas de gestão do guia da Previc.
Nós temos plena consciência do impacto da privatização da Eletrobras CHESF para as nossas Fundações, em especial a Fachesf, e no quanto isso poderá interferir em direitos adquiridos dos seus participantes.
O mandato do Conselheiro Eleito não significa que estamos recebendo um cheque em branco dos participantes, por isso a escuta será fundamental para não atuarmos sozinhos. Para além disso, nós possuímos uma importante parceria com a ANAPAR, sendo a Julia Diretora Regional, o que nos permite participar de reuniões e eventos com representantes de outras Fundações e do Governo.
O próximo mandato será repleto de desafios, pois, com a privatização, estamos passando por uma mudança estrutural e cultural na Chesf, que já traz impactos significativos nas FACHESF, como a decisão da Eletrobras em criar uma única Fundação para as 05 empresas do grupo, o que ameaça não só nosso modelo de Governança com a participação dos participantes, mas que também pode trazer problemas para a perenidade dos nossos planos de previdência. Fazer esse enfrentamento será nossa maior batalha futura, sendo que nossa organização coletiva será fundamental nesse enfrentamento.
Os participantes são a principal razão de existir da Fachesf e cabe aos dirigentes eleitos defenderem seus interesses, as boas práticas de governança, a educação previdenciária, a comunicação eficiente e a transparência da Entidade.
Titular - Diogo Soares Miranda é graduado em Ciências Contábeis e entrou na Chesf em 2009. Atualmente, trabalha na área financeira do grupo Eletrobras e é suplente no Conselho Deliberativo da Fachesf. Ele possui pós-graduação em Finanças, certificação CPA-20 pela ANBIMA e certificação em Previdência pelo ICSS.
Suplente - Fernando Antônio Cavalcanti Teixeira também é graduado em Ciências Contábeis, com extensão em Normas Internacionais de Contabilidade. Ingressou na Chesf em 2002 e ocupou diversos cargos gerenciais na Diretoria Financeira.
Nós, como participantes dos planos da Fachesf, entendemos as dificuldades enfrentadas por colegas, aposentados e ativos, o que nos motiva a lutar por um futuro melhor para todos.
Nossas propostas incluem:
Acompanhar a cisão da Fachesf nas áreas de Previdência e Saúde, com a migração dos planos de saúde para a Luminar.
Monitorar o cumprimento das metas atuariais, considerando retornos de investimentos e déficits existentes.
Fiscalizar as políticas internas da Fachesf, assegurando conformidade com normas vigentes.
Incentivar a integração com outras entidades de previdência e profissionais das áreas de investimentos e previdência.
Estimular o uso das redes sociais para melhorar a comunicação e engajar os participantes.
Essas ações visam uma gestão mais transparente e eficiente da Fachesf, beneficiando todos os participantes.
Presidente
Titular
Armando José Pereira de Barros
Suplente
Felipe Ramos de Andrade
Representante da Chesf
Titular
Raianny França de Araújo Brandão
Suplente
Mariana Pessoa Mendes Bezerra Xavier
Representante da Aposchesf
Titular
Ana Elizabete de Lima Brandão
Suplente
Cláudio Jorge Silva de Oliveira
Representante do Frune – PE
Titular
Maria do Socorro Eloy da Hora Ramos
Suplente
Ronaldo Cavalcanti de Albuquerque
Representante da Fachesf
Titular
Fabiana Pereira de Belli
Suplente
Isabella Mendes de Freitas