As alterações da Taxa Selic influenciam todas as taxas de juros, desde o que um banco cobra para concessão de empréstimo ao que um investidor recebe como dividendos de uma aplicação financeira.
Educação Financeira
e Previdenciária
CANAIS DE COMUNICAÇÃO
A
Fachesf segue à risca seu compromisso com a educação financeira e previdenciária dos seus Participantes. Além de manter o público informado sobre os produtos, serviços e resultados dos planos, a Fundação incentiva o cultivo de hábitos saudáveis no presente. Afinal, um futuro de boas possibilidades é resultado do que fazemos hoje.
Desde 2012, a Fachesf tem um Programa de Educação Financeira e Previdenciária aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Aqui, você encontra uma série de ações e conteúdos pensados para ajudar você a lidar melhor com dinheiro e construir uma aposentadoria feliz.
Blog Amor Pelo Futuro
O blog Amor Pelo Futuro é o portal de notícias da Fachesf e reúne nosso conteúdo de educação financeira e previdenciária. A plataforma oferece matérias, entrevistas, vídeos e depoimentos inspiradores para ajudar nosso público a colocar em prática escolhas que contribuem para uma boa qualidade de vida.
Vídeos de Educação Financeira e Previdenciária
POR DENTRO DOS INVESTIMENTOS
Entenda as expressões de mercado e cada tipo de investimento da Fachesf
TAXA SELIC
É a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) para títulos federais. Sua meta é definida nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM).
CDI
O CDI é um índice de referência para investimentos do tipo renda fixa, segmento no qual a Fachesf concentra grande parte de seus investimentos (em junho deste ano, por exemplo, representou 64% dos recursos do Plano CD Benefício a Conceder). Na verdade, a maioria dos investimentos feitos pelos brasileiros tem a taxa CDI como referência.
A sigla significa Certificado de Depósito Interbancário ou Interfinanceiro, ou seja, o CDI reflete as transferências de recursos entre bancos e instituições financeiras.
IGPM
Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, o Índice Geral de Preços do Mercado origina-se de média ponderada de índices que medem a inflação dos preços ao atacado, ao consumidor e da construção civil [respectivamente, o IPA-M (60%), do IPC-M (30%) e do INCC-M (10%)].
Seu propósito básico é monitorar mudanças no valor da moeda brasileira e nas variações dos preços, fazendo uma medição do patamar de inflação no país. O índice é utilizado como referência para os reajustes de preço, como no valor da energia elétrica e do preço de aluguel, além de outros serviços essenciais para a população. Por ser muito utilizado para reajuste no valor de contratos de aluguel de imóveis, o IGPM também é conhecido como a inflação do aluguel.
IPCA
IPCA é a sigla para Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e funciona como medidor oficial da inflação. Calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ele é usado pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) como parâmetro para ajustar as metas de inflação, e pelo Copom (Comitê de Política Monetária) para revisar a taxa básica de juros da economia, a Selic.
O IPCA mede a variação de preços de determinados produtos que compõem a cesta de consumo dos brasileiros. Essa lista de produtos é definida também pelo IBGE por meio da sua Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), que verifica o que a população tem consumido e quanto é gasto com cada um desses itens. Estão sempre inseridos nessa lista itens como arroz, feijão, passagem de ônibus, material escolar e médico, entre muitos outros, que são serviços e produtos que fazem parte da cultura de consumo do brasileiro.
Além da variação de preços desses itens, o IPCA também mede o peso que cada um deles tem no orçamento das famílias.
APRENDA MAIS
Aqui, você encontra indicações de sites e cursos que oferecem conhecimento, um instrumento indispensável para tomada de decisões financeiras alinhadas com a construção de uma aposentadoria feliz e cheia de possibilidades. Navegue pelos sites recomendados e saiba mais sobre o mercado financeiro.
Cursos ANBIMA
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) oferece uma série de cursos gratuitos e online que oferecem conhecimento básico e avançado sobre o mundo dos investimentos. É preciso fazer um cadastro para ter acesso à plataforma com diversos vídeos explicativos.
Publicações CVM
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia do governo, vinculada ao Ministério da Economia, e tem o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de títulos financeiros no país. Além de cursos básicos sobre poupança, matemática e educação para jovens, a instituição mantém uma página no Instagram com atualização frequente de conteúdo e dicas sobre educação financeira.
Gestão de Finanças Pessoais
A Escola Virtual do Governo oferece um curso de Gestão de Finanças Pessoais desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, com o objetivo de estimular a reflexão sobre temas do cotidiano das pessoas de forma lúdica.
Cursos FGV
A Fundação Getúlio Vargas oferece uma infinidade de cursos e materiais didáticos variados, que vão desde como fazer um orçamento doméstico e planejar aposentadoria a controladoria e finanças. É preciso realizar um cadastro para ter ao acesso material, mas você pode conferir a lista de cursos oferecidos no link abaixo.
MATERIAL DIDÁTICO
Aqui, você encontra uma série de ações e conteúdos pensados para ajudar você a lidar melhor com dinheiro e construir uma aposentadoria feliz.
Apresentações PDV Chesf 2022
Confira abaixo o material das apresentações dos gestores da Fachesf, realizadas presencialmente na sede da Chesf e diversas regionais entre novembro e dezembro de 2022.
Glossário Fundos de Pensão
Conheça o significado dos termos técnicos pertinentes ao mercado da previdência complementar e usados nas publicações da Fachesf.
Futuros Poupadores
Quer ensinar seus filhos a lidar com o dinheiro de uma forma saudável? Baixe nosso guia de educação financeira para crianças e confira dicas de especialistas sobre como cuidar dos hábitos de consumo desde cedo.