Notícias

16.12.2020

Por virtuemasters

935 visualizações

RealizePrev: há um ano fazendo o tempo trabalhar pelo futuro

Em 16 de dezembro de 2019, nascia o Plano Setorial Abraap RealizePrev, um dos projetos mais inovadores da Fachesf em quase cinco décadas de história. Naquele dia, a Fundação lançou um convite aos seus mais de 12 mil Participantes: que tal fazer o tempo trabalhar pelo futuro de quem você ama?

Um ano depois, apesar de todos os desafios trazidos pela pandemia, o Plano atingiu um patrimônio de mais de R$ 1,2 milhão e faz parte dos sonhos de mais de 1.200 pessoas. Para o presidente da Fachesf, Helder Falcão, esses são motivos para muita comemoração: “Os resultados desse primeiro ano mostram a solidez e a credibilidade da Fundação como gestora de investimentos. Estamos satisfeitos com essa conquista, que representa não apenas uma expansão de negócios mais um novo passo pela sustentabilidade e perenidade da Fachesf. E acreditamos que o cenário pós-pandemia será bastante animador, pois nunca foi tão evidente a necessidade de se precaver para o amanhã.”

A idealização do RealizePrev era um antigo sonho da Fundação. Seu lançamento como um produto robusto, maduro e bem estruturado foi resultado de um trabalho realizado em conjunto por várias equipes. Para Laura Lima, assessora de Comunicação Institucional e coordenadora do projeto de marketing e vendas, a oferta do Plano para os Participantes da Fachesf e seus familiares é um projeto que simboliza o comprometimento da Fundação com a educação financeira e previdenciária de milhares de pessoas. “Foi um desafio desenhar o RealizePrev desde o início até sua comercialização porque passamos a fazer o que nunca precisamos: vender planos de previdência para um público além dos funcionários Chesf e Fachesf. Para isso, criamos uma estrutura de atuação nas áreas de marketing e comercial focada em levar nosso produto a um novo patamar”, explica Laura Lima.

Mais de 30% dos novos Participantes da Fundação têm entre 0 e 18 anos de idade. São crianças e jovens que contam com o apoio de familiares responsáveis e cuidadosos. É o caso da pequena violonista Cleo Azevedo, 7 anos, que ganhou o RealizePrev como presente da mãe, a Participante Fernanda Azevedo, administradora na Chesf. “A vontade é pavimentar a estrada dela, tentar facilitar um pouco as coisas. A gente não faz ideia do que será o mercado de trabalho dessas crianças no futuro, por isso sempre falo da importância de poupar para o amanhã. Outro dia, organizamos um concerto de violino de Cleo no jardim do prédio e os primos pagaram ingresso para prestigiá-la. Ela ficou animada com a ideia de que é possível ganhar dinheiro fazendo algo prazeroso, mas que é preciso agir. Nada cai do céu”, comenta Fernanda.

Investimentos para o futuro

Mas não são apenas crianças que se beneficiam de um plano de previdência complementar. O mantra dos educadores financeiros é: quanto mais cedo melhor, nunca é tarde demais. O RealizePrev não é um investimento apenas voltado para aposentadoria. Muitos Participantes investem para realização de sonhos de médio prazo, como viagem, compra de imóvel ou educação dos filhos. É o caso da família da Participante Gragina Vaitkevicius, 43 anos, que tem parente com interesses distintos. A mãe Edilene, aposentada aos 68 anos, aderiu ao RealizePrev com intenção de fazer um pé-de-meia para viajar, além de realizar o sonho antigo de aderir ao Fachesf-Saúde, plano de saúde de autogestão administrado pela Fachesf e restrito aos Participantes da Fundação.

Gragina é mãe de dois rapazes, Victor, 23, e Breno, 20, que reservam parte da bolsa de mestrado e salário do estágio para investir no RealizePrev. “Meu caçula reclamou dizendo que mal começou a trabalhar e eu já quero que pense na aposentadoria. Mas dei exemplos de gente conhecida que conta apenas com o INSS como fonte de renda, e aí a necessidade de poupar fica evidente. Jovem é muito focado no aqui e no agora. A gente tem que educar com exemplos concretos”, comenta Gragina, que também contribuiu para a adesão ao RealizePrev da irmã, cunhado e dois sobrinhos.

Ter acesso a uma aposentadoria complementar administrada por uma entidade como a Fachesf é um privilégio. Por ser uma organização sem fins lucrativos, não há compromisso com acionistas e toda rentabilidade líquida é repassada aos Participantes. Os planos também possuem baixo custo administrativo e acumulam excelentes resultados alcançados pelas entidades.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), até setembro de 2020, havia apenas 6,6 milhões de pessoas usufruindo dessa oportunidade num universo de mais de 211 milhões de brasileiros. Por mês, são pagos mais de R$ 30 bilhões para quem investiu nesse tipo de investimento como uma segurança para o futuro. Num tempo em que o presente é tão incerto, fazer parte de um plano dessa natureza é um grande passo para dias melhores no amanhã.

Para saber mais sobre como levar o RealizePrev para sua família, acesse www.realizeprev.com.br.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *