Notícias

01.01.1970

Por virtuemasters

82 visualizações

Febraban divulga lista dos principais golpes com celular e dicas para evitá-los

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), alerta que golpistas usam chamadas telefônicas, pedidos de dinheiro via aplicativos de mensagens e até promessas de renda extra para enganar as pessoas.

As abordagens que ocorrem por ligações, e-mails, SMS, mensagens em aplicativos através de engenharia social, usam técnicas para enganar o indivíduo e fazer com que ele forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões induzindo a falsos procedimentos de segurança e transações financeiras para o golpista.

Resumimos para você alguns dos principais golpes aplicados e como evitá-los:

Golpe do 0800 ou da Falsa URA

Criminosos enviam mensagens alertando sobre uma suposta transação suspeita, pedindo que a vítima ligue para um número 0800 falso. Eles também fazem chamadas com gravações que imitam o atendimento automático dos bancos, pedindo informações pessoais e financeiras.

  • Como Evitar: Nunca ligue para números recebidos por mensagem. Utilize sempre os canais oficiais do seu banco.

Golpe da Tarefa

Golpistas oferecem supostas oportunidades de trabalho fácil via aplicativos de mensagens, onde a vítima realiza pequenas tarefas online em troca de dinheiro. Eventualmente, exigem um pagamento inicial, desaparecendo depois com o dinheiro.

  • Como Evitar: Desconfie de ofertas de trabalho que exijam pagamento ou promessas de ganhos fáceis.

Golpe da Clonagem no WhatsApp

Criminosos fingem ser de uma empresa e pedem um código de segurança enviado por SMS, usando-o para clonar o WhatsApp da vítima e solicitar dinheiro dos contatos dela.

  • Como Evitar: Ative a “Verificação em Duas Etapas” no WhatsApp e nunca compartilhe seu código de segurança.

Golpe de Engenharia Social com WhatsApp

O golpista usa um novo número de telefone e alega ser um conhecido da vítima em situação de emergência, pedindo dinheiro.

  • Como Evitar: Verifique a autenticidade da solicitação falando com a pessoa por outro meio antes de realizar qualquer transação.

Golpe do Phishing

Criminosos enviam e-mails ou mensagens falsas, induzindo a vítima a clicar em links maliciosos e fornecer dados pessoais ou financeiros.

  • Como Evitar: Verifique a URL do site, não clique em links desconhecidos, e prefira acessar sites diretamente pelo navegador.

Golpe do Acesso Remoto

Golpistas fingem ser funcionários do banco e pedem a instalação de um aplicativo malicioso que dá acesso ao celular da vítima.

  • Como Evitar: Nunca instale aplicativos a pedido de supostos funcionários do banco.

Dicas finais:

Ligações e Pedidos de Pagamento: Lembre-se de que os bancos nunca solicitam que clientes façam estornos de transações, transferências, Pix ou qualquer tipo de pagamento para resolver problemas na conta.

Segurança dos Aplicativos Bancários: A Febraban garante que os aplicativos bancários são seguros, com dados de uso não armazenados nos aparelhos e segurança robusta em todas as etapas de desenvolvimento e uso.

Utilize Ferramentas de Segurança: A Febraban recomenda o uso de todas as ferramentas de segurança disponíveis no celular, como bloqueio de tela inicial, biometria facial ou digital, e bloqueio automático de tela.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *