Destaques Educação Financeira e Previdenciária Notícias

07.03.2025

Por Fachesf

317 visualizações

Autonomia financeira: um passo essencial para a independência das mulheres

O Dia Internacional da Mulher é uma data para celebrar conquistas, mas também para refletir sobre os desafios que ainda existem. Um deles é a autonomia financeira, essencial para que as mulheres tenham mais liberdade e segurança ao longo da vida. Afinal, controlar o próprio dinheiro significa ter escolhas: seja para realizar sonhos, enfrentar imprevistos ou garantir um futuro mais tranquilo.

Mas será que todas as mulheres têm, de fato, conquistado a independência financeira? A realidade mostra que ainda há muito a avançar.

Mulheres nas finanças da casa: participação ativa, mas desafios persistem

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Serasa em 2023, 88% das mulheres participam das despesas domésticas. Destas:

✅ 38% são as principais provedoras da casa;

✅ 24% dividem igualmente os gastos com o parceiro ou parceira.

Apesar dessa presença ativa no orçamento familiar, as mulheres ainda enfrentam obstáculos significativos. A diferença salarial continua sendo um fator preocupante: mulheres ganham, em média, 25% a menos do que os homens, mesmo quando possuem a mesma escolaridade e qualificações.

Isso significa que, mesmo quando contribuem financeiramente, muitas ainda não têm total controle sobre suas decisões econômicas, impactando diretamente sua capacidade de investir, poupar e planejar o futuro.

A importância do planejamento para conquistar a autonomia financeira

Autonomia financeira não se resume apenas a pagar contas, mas a ter segurança e liberdade para tomar decisões financeiras sem depender de terceiros. E isso só é possível com planejamento e protagonismo.

3 passos essenciais para fortalecer a independência financeira das mulheres:

1. Educação financeira como ferramenta de poder

Saber administrar dinheiro é um direito e uma necessidade. Entender conceitos básicos como orçamento, investimentos e planejamento previdenciário ajuda a tomar decisões mais estratégicas e evitar armadilhas financeiras.

2. Planejamento para um futuro mais seguro

O planejamento financeiro não se limita ao presente. Ter um plano para o futuro – incluindo previdência complementar e investimentos – é fundamental para garantir estabilidade a longo prazo. Isso é ainda mais importante considerando que as mulheres vivem, em média, 7 anos a mais que os homens, segundo o IBGE.

3. Protagonismo para investir e construir patrimônio

Investir é uma forma de conquistar independência. Além da previdência complementar, buscar diversificação financeira, com diferentes tipos de investimentos, pode garantir maior segurança e crescimento do patrimônio ao longo do tempo.

Se você quer começar agora a sua jornada rumo à autonomia financeira, um bom primeiro passo é organizar seu orçamento e buscar informações sobre previdência complementar e investimentos. Afinal, o futuro começa a ser construído no presente!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *