:: Edição 09 :: 16/02/2016

Ambulatório Paissandu: saúde da mulher e prevenção



Cuidar da saúde da mulher. Esse é o objetivo principal do serviço de ginecologia oferecido pelo Ambulatório da Fachesf no Paissandu - Recife. Focada na prevenção, a especialidade é uma das mais requisitadas na unidade de saúde: somente em 2015, foram realizados 440 exames preventivos, que envolvem citologia oncótica e colposcopia.

Silvana Aires, ginecologista da Fundação, explica que, no Ambulatório, além das consultas regulares, capazes de identificar doenças como câncer de cólo de útero e mama, é possível fazer biópsias (com encaminhamento do material colhido para análise), retirada de pequenos pólipos e diagnóstico/ tratamento de HPV. Em dezembro do ano passado, o consultório recebeu uma cama ginecológica automática, que trouxe mais conforto e qualidade aos exames clínicos. "O equipamento baixa e reclina, facilitando o posicionamento correto das pacientes, principalmente das mulheres mais idosas.  Outra importante conquista foi a plataforma elevatória. Beneficiárias com dificuldade de locomoção que não conseguiam chegar ao consultório, no primeiro andar, agora têm acessibilidade para subir com segurança", conta.

Segundo a médica, especialista em ginecologia e prevenção, em seus 18 anos de atuação na Fachesf, já realizou mais de 15 mil exames preventivos. "Atendo várias beneficiárias que estão comigo há muitos anos. Considero essa proximidade entre médico e paciente  algo muito positivo, pois a ginecologia lida com a intimidade e sexualidade das pessoas. Para que a relação dê certo, é fundamental que exista confiança", acredita Silvana.

A beneficiária Josefa de Almeida ratifica a opinião da médica. "Silvana é minha ginecologista há pelo menos 10 anos. Faço checkups anuais e sinto-me muito à vontade nas consultas. Isso nos dá muita segurança de que estamos cuidando da saúde da melhor forma", diz. 

Os atendimentos ginecológicos são realizados às segundas, terças e quartas-feiras. O agendamento deve ser feito na última quarta-feira do mês pela Central de Relacionamento (Hicom 629.7533). 

Fachesf promove palestra sobre cenários econômicos



Nessa terça-feira (16), a Fachesf promoveu para seus Participantes a palestra Cenários Econômicos para 2016, ministrada por Newton Rosa, economista-chefe da SulAmérica Investimentos. A ação fez parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fundação e reuniu 65 pessoas no auditório do Edifício André Falcão (sede da Chesf).

Antes do início da apresentação, o presidente da Fachesf, Mozart Arnaud, agradeceu a presença de todos e falou das razões que motivaram a escolha do tema. “Esse tipo de informação é de grande relevância para todos os nossos Participantes. A mesma explanação será realizada também para os empregados da Fundação, pois entendemos que  precisamos todos ficar atentos às questões da economia do Brasil e do mundo”, disse Mozart.
 
Em seguida, o presidente da Chesf, José Carlos de Miranda, também citou a importância do assunto abordado: “Como investidores, através da Fachesf, temos de estar preparados para enfrentar um cenário econômico de incertezas. Desejo que possamos aproveitar ao máximo o dia de hoje, tirando lições para a construção de um futuro melhor para nós, a Chesf, Fachesf e toda a sociedade brasileira”. 
 
O diretor de Administração e Finanças da Fachesf, Roque Fagundes, que coordenou o evento, apresentou o currículo de Newton Rosa, mestrado pela PUC e atuante no mercado financeiro há mais de 30 anos. Por meio de números e gráficos, o palestrante apresentou o panorama internacional, que enfrenta um ano difícil para elaboração de cenários, sobretudo pelas influências dos mercados financeiros dos Estados Unidos e da China, além da recente situação europeia. 
 
Segundo Newton, o cenário nacional também atravessa um momento de incertezas. No entanto, o economista se mostra otimista no que se refere ao longo prazo. “Nosso país tem hoje uma estrutura sólida, estável, e isso é um dos fatores que atraem investimentos, o que interfere diretamente no mercado. O Brasil tem condição claras de superar essa crise. É uma questão de tempo”, concluiu o especialista.

Entenda atuação da Ouvidoria Fachesf

Criada há cerca de dois anos, a Ouvidoria da Fachesf atende os Participantes sobre questões relacionadas à Previdência, planos Fachesf-Saúde e PAP e benefícios de empréstimo e seguro de vida. Desde janeiro de 2016, a área ampliou sua atuação para ouvir também credenciados médicos, nos casos de extensão ou tempo de efetivação para credenciamento. Para entender melhor o funcionamento da área e como seu serviço pode melhorar a satisfação dos Participantes, a TV Fachesf produziu uma matéria com a ouvidora Isabel (PR). Clique aqui para assistir ao vídeo. 
 
 


Novo terminal de atendimento da CEF

Em atendimento à solicitação de diversos Participantes Assistidos correntistas da Caixa Econômica Federal (CEF), a Fachesf instalou uma máquina de autoatendimento da instituição na sede do Paissandu (Recife/PE). O equipamento fica localizado ao lado do Cedoc. Além desse novo ponto, a Fundação negociou com a CEF uma mudança na transação dos depósitos de benefícios dos Aposentados e Pensionistas. Ou seja, desde janeiro, não há mais intermédio do Banco do Brasil no processo de pagamento das suplementações, restaurando a relação direta entre a Caixa e os Assistidos - o que lhes garante usufruir de taxas e benefícios diferenciados oferecidos pelo banco. Segundo Roque Fagundes, diretor de Administração e Finanças da Fachesf, a próxima ação deve ser a abertura de uma pequena unidade de atendimento presencial na sede. A implantação dependerá do cronograma de ações da CEF.