:: Edição 05 :: 09/12/2015

Fachesf inaugura nova fase do Ambulatório Paissandu



Na última sexta-feira, 4, a Fachesf inaugurou oficialmente as novas instalações do Ambulatório Adilson Bezerra de Souza - Paissandu, após oito meses de obras de requalificação. A solenidade para descerramento da placa contou com a presença da Diretoria Executiva da Fachesf (Mozart Arnaud, Roque Fagundes e Raimundo Jorge), do superintendente de Saúde da Fundação, Geraldo von Sohsten, do diretor-presidente da Chesf, José Carlos Miranda, e dos diretores Helder Falcão (Administração) e José Aílton (Operação), além de conselheiros, Participantes, colaboradores da Fachesf, parceiros e convidados.

Na ocasião, Geraldo von Sohsten falou sobre o desafio de reformar a unidade de saúde e agradeceu a parceria e a confiança das diretorias da Chesf e Fachesf, que tanto se empenharam para que o projeto tivesse êxito. Segundo o superintendente, os países que adotam ambulatórios multidisciplinares como porta de entrada para os pacientes têm provado que esse modelo resulta em
 menores índices de internamentos e, em contrapartida, menores custos hospitalares. "Acreditamos que esse é o melhor caminho para lidar com a saúde dos nossos beneficiários, pois investimos na verificação das evidências médicas de forma mais detalhada e podemos acompanhar os pacientes, que deixam de ir com tanta frequência às urgências, onde muitas vezes fazem exames desnecessários e não dão continuidade a um tratamento eficiente", defende o gestor. 

A declaração foi endossada pelo presidente da Fundação, Mozart Arnaud, que falou da satisfação de poder proporcionar a Ativos, Assistidos e dependentes um atendimento de qualidade. "A saúde é uma preocupação contínua da Chesf e da Fachesf. Encaramos o serviço prestado pelos ambulatórios como um instrumento de gestão capaz de trazer aos nossos beneficiários mais acessibilidade a um sistema de saúde eficiente. Sabemos que ainda há muito a ser feito e estamos focados nesse desafio ".

Para o diretor Helder Falcão, ver o Ambulatório Paissandu requalificado foi motivo de grande alegria, pois representa o fruto de uma parceria entre as duas entidades, interessadas no bem-estar dos usuários e também na eficácia da gestão de saúde. "Sabemos do potencial dos ambulatórios para um modelo de saúde moderno. Estamos conversando bastante sobre isso. Temos atualmente 12 unidades de atendimento e queremos padronizar o serviço oferecido, de acordo com o perfil de cada região. Essa é uma causa que já abraçamos e pela qual vamos buscar ações concretas", disse.

Finalizando a abertura da solenidade, o diretor-presidente da Chesf, José Carlos Miranda, contou um pouco de sua trajetória na Companhia, o tempo que passou fora, e como está redescobrindo a empresa desde que assumiu sua gestão. Ele parabenizou diretores e empregados da Fachesf pela conquista do novo Ambulatório e falou da responsabilidade que é cuidar da saúde e do bem-estar do ser humano. "Um prédio bonito é sempre motivo de orgulho. Mas temos de olhar também a alma das pessoas se quisermos cumprir nossos objetivos. Tenho total certeza de que os profissionais que trabalham nos ambulatórios da Fachesf dão o seu melhor para que aqueles que necessitem de atendimento, saibam que serão recebidos com atenção, segurança e dignidade. A saúde é o maior bem que temos e devemos preservá-la sempre", concluiu.  

Conheça os serviços oferecidos no Ambulatório Paissandu

O Ambulatório Paissandu, situado na sede da Fundação, atende Participantes Ativos, Aposentados e seus dependentes diretos (filhos de até 23 anos, pai e mãe). O local oferece as seguintes especialidades médicas: dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, cardiologia, ginecologia, cirurgias ambulatoriais e clínica geral. Nos próximos meses, outros especialistas serão contratados. Além das consultas, os usuários também têm acesso a prontoatendimento diário, exame preventivo ginecológico, retirada de pequenos tumores de pele, drenagem de abscessos, curativos, suturas de lesões simples, pequenos procedimentos cirúrgicos e outros serviços. As consultas para ginecologista, cardiologista e dermatologista são marcadas todas as últimas segundas-feiras do mês; as demais especialidades, na última quarta-feira. Basta ligar para a Central de Relacionamento: Hicom 629.7533.


Contribuição sobre abonos e PLR

De 4 a 31 deste mês de dezembro, os Participantes Ativos poderão optar pela inclusão ou exclusão da contribuição sobre os abonos e PLR a serem pagos durante o ano de 2016, de acordo com o Regula-mento do Plano CD. A opção deve ser feita através do SIPES-OPCAO. 
 
Essas parcelas são as únicas que não compõem o Salário de Participação de forma automática, por isso é necessário o posicionamento formal do Participante. A opção pela inclusão, uma vez formulada, incidirá sobre a PLR e demais abonos que venham a ser eventualmente concedidos pela Chesf, que também fará sua contrapartida contributiva. Vale lembrar que o Participante só deve se pronunciar caso deseje modificar a opção realizada no passado, uma vez que o status dos que nunca fizeram a opção pela incidência da contribuição é o do não desconto.
 
 


Se houver dúvidas sobre a opção vigente, o Participante deve acessar sua área restrita no site da Fundação e clicar no link “Meus Planos de Benefício”, observando no campo “Dados da Contribuição” se a opção foi feita, ou entrar em contato com a Central de Relacionamento (0800.281.7533 | Hicom 629.7533).

Reembolso de medicamentos

Caso desejem comprar medicamentos similares nas farmácias, os beneficiários do PAP devem estar atentos à requisição médica, uma vez que a Fachesf só libera o reembolso desses remédios se a droga adquirida for exatamente a prescrita. Se a receita indicar um medicamento de referência (de marca) e o beneficiário optar pela compra de um similar, o reembolso será negado. 
 
Vale lembrar que os similares possuem o mesmo princípio ativo, forma farmacêutica e via de administração dos medicamentos de referência, no entanto, diferem em aspectos como prazo de validade, embalagem, rotulagem, tamanho e forma do produto. A norma não se aplica aos genéricos, que podem ser comprados sem impedimentos para o reembolso. 


Fachesf adere ao Dezembro Vermelho

Desde 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a Fachesf aderiu ao movimento de combate à doença. A campanha visa disseminar mais conhecimento e eliminar o preconceito. Durante este mês, a Fundação veiculará, nos monitores do canal Mais Que Notícia (Sede, FARE, FAPA e Ambulatório Paissandu), informações atualizadas e uma série de vídeos do médico Drauzio Varella sobre comportamentos de risco, formas de transmissão e riscos nas relações sexuais. 

A Assessoria de Comunicação da Fundação preparou ainda um folder atualizado sobre a epidemia de aids no Brasil, que será distribuído na Central de Relacionamento e Agências Fachesf. Apesar de estabilizada nos últimos anos, cerca de 40 mil novos casos da doença são registrados por ano, sendo a maioria, populações vulneráveis e jovens.