:: Edição 49 :: 10/09/2018

Dia do Participante Fachesf 2018: por você, para você



Por você, para você. É com essa frase estampada no peito que os empregados da Fachesf se vestem, uma vez por ano, para receber os convidados do Dia do Participante. Com amor, dedicação e muita alegria, os colaboradores refletem o que buscam durante o ano inteiro: oferecer produtos e serviços que atendam às expectativas de Participantes e beneficiários com seriedade, responsabilidade e foco na sustentabilidade da Fundação.

Comemorado anualmente no dia 3 de setembro, o evento recebe pessoas de diferentes localidades, que vêm conhecer a sede da Fachesf, no Recife/PE, e podem conversar com dirigentes, conselheiros, gestores e colaboradores. Neste ano, de um total de mais de 800 inscritos, a Fundação recebeu um grupo de 25 convidados e seus acompanhantes. Da Sala de Treinamento, onde assistiram a um tour virtual dos bastidores da entidade, todos se encaminharam para a Central de Relacionamento, onde conheceram o funcionamento da área, e ao Ambulatório Paissandu. Em seguida, foram recepcionados no pátio por colaboradores de todas as diretorias. Juntos todos acompanharam um espetáculo teatral com a artista Odília Nunes.

Essa é a 12ª edição do Dia do Participante Fachesf. Segundo o presidente Helder Falcão, esse evento aproxima a Fundação do seu público e fortalece uma relação de parceria que já dura quase cinco décadas: "Abrimos as portas para os donos da casa e podemos ouvi-los e aprimorar nossos processos. Isso é muito enriquecedor."

Quer conferir como foi o encontro deste ano? Clique aqui e assista ao vídeo da TV Fachesf.


Sistema de reembolso educacional da Fachesf passa a ser 100% digital



Para trazer mais autonomia, praticidade e agilidade aos empregados Chesf no processo de solicitação de Reembolso Educação, Babá e Creche, a Fachesf implementou um novo sistema na área restrita do site para os empregados Chesf (menu Reembolsos Educacional/ Saúde).

A plataforma, disponível a partir desta quinta-feira, 13, será 100% digital e tem como principal vantagem o fato de dispensar a impressão dos documentos de comprovação, que passam a ser enviados eletronicamente.

O empregado poderá, assim, concluir todo o processo de um computador ou smartphone, sem a necessidade de se dirigir à Fundação ou às Agências. 

Além disso, a partir de agora, será possível conferir no site o andamento do processo e fazer edições (inclusão de documentos, por exemplo), desde que dentro do prazo estabelecido no calendário (disponível na área restrita do site). Assim que a Fachesf analisar a solicitação, o funcionário receberá um e-mail informando a situação do seu pedido. Essa sistemática permite que cada um acompanhe melhor a gestão dos seus reembolsos, verificando a existência de pendências na documentação e a existência de meses em aberto.

Em caso de dúvidas, o Participante deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (Hicom 629.7533 | 4020.7533 para ligações a partir de celular) ou procurar a Agência da Fachesf mais próxima.


Realize Fachesf é contemplada com Selo Enef 2018



A Realize Fachesf, página da Fundação no Faceboook, é oficialmente uma das empresas contempladas com o 2º Selo Enef. A certificação reconhece iniciativas que contribuam para disseminar ações alinhadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), bem como com os critérios estabelecidos pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

A Realize Fachesf aparece em destaque na lista das iniciativas contempladas com o Selo Enef por atingir, sem finalidade comercial, mais de 500 mil pessoas. A Fundação está ao lado de instituições como Sebrae e Itaú. Mais de 1.300 iniciativas participaram do processo de certificação, válido por dois anos. A fanpage traz dicas diárias sobre finanças, aposentadoria, sustentabilidade, economia doméstica etc., e é parte integrante do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fachesf. Você já curtiu a página? 

A Enef é uma mobilização multissetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia e sua imparcialidade comercial. O objetivo da ENEF é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.


Cota do Plano CD de julho é positiva



Em julho de 2018, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de 2,74% em relação ao mês de junho deste ano, o que aumentou seu valor para R$ 10,16. Considerando o desempenho acumulado no exercício de 2018 até o mês de junho, a valorização das cotas do plano é de 4,89%.

Contribuíram positivamente para o resultado os seguintes segmentos: renda variável, cuja rentabilidade foi de 6,67%; renda fixa (na sua maioria, alocada em títulos públicos federais), 2,46%;o segmento de investimentos no exterior, cuja rentabilidade foi de 0,20% e o segmento de operações com Participantes, que obteve rentabilidade de 2,34%. Contribuíram negativamente para o resultado o segmento imobiliário, cuja rentabilidade foi de -0,57% e os fundos de participações, cuja rentabilidade foi de -0,37%.

Ao considerar-se o desempenho do plano desde o início, o resultado acumulado foi de 889%, frente uma meta atuarial de 805%, proporcionando um prêmio de rentabilidade (diferença maior sobre o índice de referência) de 92%.

* Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.



Nova formação do Comitê de Ética toma posse

No último dia 4, a Fachesf oficializou a formação do seu novo Comitê de Ética. Na ocasião, realizada na Sala de Treinamento da Fundação, Mércia Fátima Andrade da Fonte e Eraldo de Lima Ramos, antigos membros repassaram simbolicamente a atividade para a atual composição, que assinou o termo de posse. Além da Diretoria Executiva, estiveram presentes funcionários de todas as áreas da Fundação. A partir deste ano, o Comitê de Ética passou a contar com suplentes dos titulares, e o mandato foi ampliado de dois para quatro anos. Confira a nova composição:

Representantes indicados pelo Conselho Deliberativo da Fachesf
Gustavo Ribeiro de Aguiar
Ana Cristina Liberal Menezes (Suplente)

Representantes indicados pela Diretoria Executiva da Fachesf
Olga Maria Muniz Damasceno Silva
Rodrigo Carneiro Lira (Suplente)

Representantes Eleitas pelos empregados Fachesf
Verônica Maria da Cunha Lins
Gragina Vaitkevicius Antão (Suplente)



Aposentados se reúnem com gestores da Fundação

Atendendo a pedido de um grupo de aposentados, a Fachesf promoveu um encontro, no último dia 4, na sede da Fundação. O objetivo da reunião foi promover uma conversa entre Assistidos e gestores para esclarecer dúvidas sobre Fachesf-Saúde e desempenho econômico-financeiro dos planos de previdência. Um total de 58 pessoas participou do evento, que contou com a presença de Wanessa Cysneiros, gerente de Regulação do Fachesf-Saúde, e Elizabete Silva, gerente econômico-financeira. O próximo encontro será dia 26 de setembro, às 8h30, na sede da Fundação.



Reuniões PPA são realizadas em Salvador, Paulo Afonso e Recife

Mais de 150 pessoas participaram das reuniões do Programa de Planejamento para a Aposentadoria (PPA) realizado pela parceria entre Chesf e Fachesf. As últimas regionais contempladas foram Salvador (BA), Recife (PE) e Paulo Afonso (BA). O objetivo dos encontros é levar informações relevantes para os empregados da Companhia que se aposentarão em breve.

"Apesar desse foco, no entanto, entendemos que as palestras e debates propostos são de interesse de todos, pois abordamos questões de Previdência, planos de saúde, dados sobre a situação econômico-financeira da Fachesf, comunicação, empréstimo e outros temas. Por isso, todos os Participantes são bem-vindos", explicou Laura Lima, assessora de comunicação da Fundação.

Nas reuniões do PPA, gestores da entidade tiram dúvidas, esclarecem questões de diversas naturezas e ajudam os empregados a entenderem a importância da previdência complementar para a construção de um futuro financeiramente equilibrado. 



Atenção ao preenchimento do Reembolso de medicamentos

A SGP, área que coordena o sistema de Reembolso de medicamentos da Fachesf, reforça que, ao realizar a solitação, os usuários fiquem atentos ao preenchimento dos nomes dos remédios. Os pedidos devem ser compatíveis ao que está indicado na prescrição médica. Para registrar o medicamento, basta usar o sistema de busca e localizar o nome da droga (Ex: Predsim). A ferramenta não faz distinção entre letras minúsculas e maiúsculas.

A Fachesf tem uma ampla lista de remédios cadastrados, que está em contínua atualização. Caso algum medicamento não seja encontrado, basta entrar em contato com a Central de Relacionamento e informar a ausência. O botão "incluir" só deve ser utilizado para remédios manipulados.


Recentemente, a Fachesf também mudou o demonstrativo de reembolso, que passará a ser emitido com o nome da medicação solicitada. A alteração ajudará os usuários a controlar melhor seus pedidos.