:: Edição 46 :: 05/06/2018

Dirigentes e conselheiros da Fachesf tomam posse



Na última quarta-feira, 30 de maio, o diretor-presidente da Chesf, Fábio Alves Lopes, reconduziu Helder Rocha Falcão à presidência da Fachesf para um mandato de quatro anos. Na solenidade, realizada na sala dos Conselhos da Chesf, também tomaram posse, Luiz da Penha, diretor de Administração e Finanças (reconduzido), os conselheiros indicados pela Patrocinadora, o diretor eleito de Benefícios, Raimundo Jorge, e os demais conselheiros eleitos no recente processo eleitoral da Fundação.

"É com muita satisfação que recebemos a renovação do voto de confiança da Chesf para nossa permanência na Fachesf. Já alcançamos resultados importantes neste período de um ano e seis meses em que integramos o time da Fundação, mas ainda temos desafios bem maiores pela frente", disse Helder. Confira abaixo a nova composição dos Conselhos (com seus suplentes):

Conselho Deliberativo

Indicados pela Patrocinadora Chesf (Titular/Suplente)

Antonio Carlos Reis de Souza (Ivaldo de Oliveira e Silva)
Henrique José Oliveira de Castro (Antonio Florentino de Medeiros Filho)
Thiago de Sá Leitão (Sandro Roberto Magalhães)

Eleitos pelos Participantes (Titular/Suplente)

Benigna Nunes de Lima (Júlia Margarida Andrade do Espírito Santo)
José Hollanda Cavalcanti Junior (Iranilton Leal dos Santos)
Manoel Gomes de Morais (Antônio Mendonça Sabino Pereira)

Conselho Fiscal

Indicados pela Patrocinadora Chesf (Titular/Suplente)

Alexandre de Oliveira e Silva (Isabella Maria de Carvalho Queiroz)
Luciana Condé Martins de Albuquerque (Viviane Lopes de Brito Arruda)

Eleitos pelos Participantes (Titular/Suplente)

Adelson de Souza Neves (Aluizio Caldas e Silva)
Murilo Martins Gondim Coutinho (Maria das Graças Monteiro Fernandes)


No acumulado de 2018 até abril, cota do Plano CD é positiva em 4,62%

Em abril de 2018, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de 0,38% em relação ao mês de março deste ano, o que aumentou seu valor para R$ 10,14.

Contribuíram positivamente para o resultado os seguintes segmentos: renda fixa (na sua maioria, alocada em títulos públicos federais), cuja rentabilidade foi de 0,17%; investimentos no exterior, 7,17%, renda variável, 0,93%; imóveis, 0,38%; e operações com Participantes, 1,11%. Apenas o segmento de investimentos estruturados (com recursos em fundos de participações e fundos imobiliários), cuja rentabilidade foi de -0,92%, contribuiu negativamente para o resultado no período. 


No acumulado do ano de 2018 até o mês de abril, o Plano CD – Benefício a Conceder alcançou uma valorização da cota de 4,62%.

* Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.


Fundação recebe 11º Prêmio Ancep em duas categorias



Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 4, o presidente da Fachesf, Helder Rocha Falcão, recebeu, em nome da Fundação, o 11º Prêmio Ancep de Entidade do Ano. O título foi concedido durante o 12º Congresso Nacional da Ancep, realizado de 4 a 6 de maio no Mar Hotel, no Recife,(PE). Na ocasião, Luiz da Penha, diretor de Administração e Finanças, também foi premiado na categoria Dirigente do Ano. 

O Prêmio Ancep tem o objetivo de reconhecer profissionais, entidades e empresas que contribuem para o engrandecimento do sistema de previdência complementar. A premiação é concedida bienalmente pela Associação Nacional dos Contabilistas das Entidades de Previdência (Ancep) e engloba diferentes categorias. Os contemplados são selecionados pelos membros do Conselho Deliberativo e da Diretoria da Ancep.


Informar CPF passa a ser obrigatório para beneficiários do Fachesf-Saúde

Em atendimento ao que determina a Receita Federal do Brasil,  a partir de 1º de agosto deste ano, a Fachesf passará a exigir cópia do CPF dos beneficiários do Fachesf-Saúde independentemente da idade. A exigência vale para os casos de adesões, inclusões de dependentes e transferências entre os planos. Para mais esclarecimentos, o Participante deve entrar em contato com a Central de Relacionamento (Hicom 629.7533 | 4020.7533 para ligações de celular).



Ação da Fachesf é sucesso de engajamento no Facebook

"Pense mais, consuma menos". Esse foi o tema da iniciativa realizada pela Fachesf na 5º Semana Nacional de Educação Financeira promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef). A campanha foi promovida de 14 a 20 de maio na fanpage Realize Fachesf, no Facebook. Abordando temas sobre consumo consciente, sustentabilidade, planejamento financeiro e reservas para o futuro, a série alcançou quase 280 mil visualizações e obteve um engajamento excelente: quase 5 mil ações de engajamento, entre curtidas, comentários e compartilhamentos. 

"Recebemos o aval da comissão organizadora do evento e estamos aptos a conquistar o Selo Enef de Educação Financeira, que será divulgado em setembro", comemorou Laura Lima, assessora de comunicação da Fundação.



O Selo Enef é um reconhecimento destinado às iniciativas que contribuem para disseminar ações alinhadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira.