:: Edição 42 :: 19/2/2018

Rentabilidade em 2017 foi quase dobro da Meta Atuarial



O ano de 2017 foi positivo para os Planos de benefícios da Fachesf. Prova disso foram as rentabilidades alcançadas no período: cerca de duas vezes acima da Meta Atuarial nos três Planos. O contexto de taxas de juros nominais ainda superiores à Meta Atuarial levou a Gerência de Investimentos a adotar como sua principal estratégia para o Plano BD a manutenção das posições existentes e para o Plano BS, a redução da posição em renda variável e aumento da posição em renda fixa.

Já para o Plano CD, a Fundação priorizou a liquidez e a proteção da carteira, minimizando assim o risco de mercado e de desvalorização da cota, tendo em vista o Plano de Aposentadoria Extraordinária (PAE) implantado pela Patrocinadora Chesf. Em todos os três Planos, a renda variável, seguida pela renda fixa, favoreceu os resultados frente à Meta Atuarial. "Tais estratégias produziram os resultados mais expressivos para esses Planos em relação aos seus objetivos de rentabilidade nos últimos oito anos", disse Clidenor Lima Jr., gerente de Investimentos da Fachesf. 

Avaliando-se um período de longa duração – desde 2001 (início dos Planos CD e BS) até dezembro de 2017 – verifica-se que os investimentos dos planos administrados pela Fundação vêm apresentando resultados satisfatórios: a rentabilidade acumulada alcançou o patamar de 829% no Plano BD; 811% no Plano BS; 899% no Plano CD (Benefício a Conceder – Participantes Ativos) e 825% no Plano CD (Benefício Concedido – Suplementados). Confira, no quadro abaixo, os resultados do ano passado.


Cota é positiva em dezembro

Em dezembro de 2017, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de 1,02% em relação ao mês de novembro de 2017, o que aumentou seu valor para R$ 9,69.

Contribuíram positivamente para o resultado os seguintes segmentos: renda fixa (títulos públicos federais), cuja rentabilidade foi de 0,54%; renda variável, 5,50%; imóveis, 3,01%; investimentos no exterior, 2,36%;  operações com Participantes, 1,02%; e fundos de participações e fundos imobiliários, 0,77%. Nenhum segmento obteve rentabilidade negativa em dezembro de 2017.



* Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura


Confira jornal com balanço do Fachesf-Saúde em 2017

Confira a edição especial do Jornal da Fachesf com o balanço do desempenho do Fachesf-Saúde em 2017. A publicação traz ainda informações detalhadas sobre o reajuste dos planos, um comparativo com planos do mercado, a composição do fundo de reserva e os desafios da Fundação para 2018.

O jornal foi encaminhado pelos Correios para todos os beneficiários do Fachesf-Saúde e está disponível no site da Fundação. Clique aqui para ler. 



Quiz Fachesf premia Participantes

Para os Participantes que responderam o quiz veiculado na última edição da Conexão Fachesf, as matérias que tiveram mais destaque na revista foram: A previdência ao redor do mundo, As armadilhas do resgate de reserva e Meditação: saúde para o corpo e para a mente. Quase 200 pessoas participaram do quiz. Aqueles que acertaram corretamente todas as respostas já foram comunicados e podem retirar seus brindes: um cofrinho personalizável. 

Os ganhadores que colorirem o cofrinho e enviarem uma foto para comunicacao@fachesf.com.br até o dia 2 de março receberão um brinde especial. 



Eleições Fachesf: regularize sua senha e participe da votação

No dia 4 de maio de 2018, a Fachesf realizará Eleições para escolha do Diretor de Benefícios e de um membro para o Conselho Deliberativo e um para o Conselho Fiscal (e seus respectivos suplentes). A exemplo dos anos anteriores, a votação será eletrônica pelo site da Fachesf, sendo utilizada a mesma senha de acesso da área restrita.

O eleitor que não tem senha deve solicitá-la à Central de Relacionamento. Em caso de esquecimento, a recuperação pode ser feita diretamente no site e encaminhada para o e-mail cadastrado na Fachesf. 

Atenção: a solicitação ou modificação de senhas só poderá ser realizada até o dia 1º de maio.