:: Edição 34 :: 22/06/2017

Fachesf conclui participação em ciclo do PPA/Chesf



Após passar pelas regionais de Aracaju (SE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Sobradinho (BA), Paulo Afonso (BA), Teresina (PI) e Recife (PE), a Fachesf concluiu sua participação no ciclo deste semestre do Programa de Preparação para a Aposentadoria da Chesf (PPA). No total, mais de 300 pessoas participaram das apresentações - que fazem parte do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Fundação - cujas avaliações foram, em sua maioria, registradas como bom/ótimo. 

Josilda Ribeiro, superintendente de Gestão de Pessoas da Chesf (SGP), área responsável pela coordenação do PPA, explicou que o objetivo do Programa é levar instrução precisa e adequada aos empregados da Chesf de modo a provocar uma reflexão sobre a aposentadoria. Para ela, a parceria com a Fachesf cumpriu esse papel: "Acreditamos que o trabalho conjunto realizado pela equipe psicossocial das áreas de saúde na sede e nas regionais, ao lado da equipe de gestores da Fundação, proporcionou uma experiência enriquecedora a todos".

Lilian Rocha, psicóloga da Chesf que acompanhou as ações do Programa nas regionais, também destacou o excelente resultado: "Considerando a complexidade que envolve o processo da aposentadoria, a participação da Fachesf enriquece o PPA, visto que é uma excelente oportunidade para conhecer os produtos da Fundação, tirar dúvidas e dar sugestões de melhoria. As reflexões sobre plano de saúde, benefícios, seguros, investimentos e educação financeira demonstram que esses temas precisam de atenção e cuidado desde o início da nossa história laboral, assim como durante todo o processo da aposentadoria", falou Lilian.

Segundo Laura Lima, assessora de Comunicação Institucional, a proposta da Fachesf ao participar desses encontros é levar informações e dados que ajudem os empregados da Companhia a planejar sua aposentadoria de modo consistente e equilibrado. "O momento de interromper a vida laboral é uma decisão do trabalhador, que deve estar consciente e apto a viver a nova fase com tranquilidade. Queremos que os nossos Participantes saibam que, nessa etapa, a Fundação estará com ele. Para isso, é importante que a preparação não aconteça somente na reta final, mas durante toda sua carreira profissional", disse.

A equipe de gestores da Fundação que participou do PPA foi formada por Laura Lima, Elizabeth Silva (gerente econômico-financeira), Wanessa Cysneiros (gerente de Regulação de Planos de Saúde) e Max Mendes (supervisor de Cálculo de Benefícios). Ainda neste ano, a Fachesf pretende realizar encontros nas regionais de Natal (RN) e Campina Grande (PB) para promover novos debates sobre previdência, saúde e educação financeira. Os Participantes que desejarem solicitar outras ações dessa natureza em diferentes regionais podem entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Fachesf (Hicom 629.7508).

 


Plano CD: confira cota de maio

Em maio de 2017, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho negativo*, com desvalorização da cota de 0,45% em relação ao mês de abril, o que reduziu seu valor para R$ 9,12.

Contribuíram positivamente para esse resultado: aplicações em Investimentos no Exterior (4,47%), Operações com Participantes (0,0%) e Fundos de Participações e Fundos Imobiliários (3,27%). No período, as aplicações em Renda Fixa (títulos públicos federais), com rentabilidade de -0,45%, Renda Variável (-2,26%) e o segmento de Imóveis (-0,04%) contribuíram negativamente para o resultado.

* Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura.



Fachesf disponibiliza tira-dúvidas sobre PAE/Chesf 2017

Continua disponível, no site da Fachesf, um guia de perguntas e respostas exclusivo para esclarecer questões relativas ao Plano de Aposentadoria Extraordinária da Chesf (PAE). As questões abordam os tópicos de Previdência, Pagamento do benefício de aposentadoria, Cadastro Fachesf, Seguro de vida, Empréstimos, Plano de saúde e Ambulatórios. Caso você tenha alguma outra dúvida que gostaria de entender melhor, mande um e-mail para comunicacao@fachesf.com.br. Todas as perguntas são respondidas por gestores das áreas específicas da Fundação.  

Clique aqui para acessar. 



TV Fachesf no Youtube: inscreva-se no canal

Como forma de ampliar o acesso da TV Fachesf, os vídeos produzidos pela Fundação também estão disponíveis no Youtube. Todos os meses, a plataforma é atualizada com conteúdo sobre educação financeira e pevidenciária, tira-dúvidas, depoimentos de Participantes e muitas histórias. Para ser informado em tempo real de quando tiver material novo no ar, inscreva-se no canal e receba uma notificação. Você pode ver os vídeos tabém no aplicativo Previdência Fachesf.


Acesse o canal da TV Fachesf pelo endereço: www.youtube.com/fachesf