:: Edição 27 :: 27/12/2016

Novo diretor de Administração e Finanças toma posse



Em cerimônia realizada no último dia 23, na sede do Paissandu, o presidente da Fachesf, Helder Falcão, empossou Luiz da Penha Souza da Silva como diretor de Administração e Finanças. Engenheiro de formação, Luiz atuou por 17 anos como gerente da área de investimentos da Fundação e possui todos os critérios e exigências legais das entidades reguladoras do segmento de fundos de pensão. Essa é a primeira vez que um funcionário do quadro próprio da entidade é convidado a ocupar uma vaga na Diretoria Executiva. Seu mandato irá até maio de 2018.

José Roque Fagundes, que deixou o cargo de diretor após dois ano e meio, abriu a solenidade agradecendo à Chesf pela oportunidade e destacando conquistas relevantes em sua gestão, como a implantação do Centro de Documentação da Fachesf, as reformas e melhorias no prédio da sede e Ambulatório do Paissandu, a retomada do processo de Controles de Riscos e o desempenho positivo dos investimentos da Fundação com crescimento recorde da cota do Plano CD. 

Em seguida, Luiz da Penha deu início ao seu discurso e falou da grande satisfação que sentiu ao ser indicado para assumir o cargo, apesar de ser algo que não estava em seus planos. "Tenho plena consciência da responsabilidade da função, mas tenho também toda motivação, vontade e determinação para buscar cumprir esse desafio. Prometo desempenhar minhas funções de defender sempre a Fachesf e atender a confiança depositada em mim", disse. 

O presidente da Chesf, José Carlos de Miranda, parabenizou o trabalho realizado por José Roque durante sua gestão e destacou o fato de o nome de Luiz da Penha ter sido unanimidade para ocupação do cargo. Para Miranda, pensar nesses processos de sucessão no segmento de Previdência Complementar é algo que precisa ser feito com muita responsabilidade e cautela, uma vez que envolve o futuro das entidades e seus Participantes. "Defendo que haja estabilidade na gestão dos fundos de forma a blindar os cargos de direção. A escolha de um empregado qualificado da Fachesf para a Diretoria é sinal de que estamos no caminho certo", ressaltou Miranda. 

Hélder Falcão desejou sucesso ao novo diretor e reforçou a importância da gratidão e do reconhecimento para o desenvolvimento de qualquer organização: "Agradeço a todos os colaboradores pelo trabalho realizado em 2016 e pelo imenso profissionalismo nos processos da Fundação. No ano que se iniciará em breve, teremos muitos desafios. Mas sei que, com o apoio da Patrocinadora e dos Conselhos da Fachesf, e o empenho que todos vocês, manteremos o mesmo padrão de qualidade e referência que nossa entidade cultiva há 44 anos".

Além do presidente do Conselho Deliberativo da Fachesf, Valdemar de Freitas, e da presidente do Conselho Fiscal, Elizabeth Freire, estiveram presentes no evento, o diretor de Benefícios, Raimundo Jorge, conselheiros, representantes da Chesf, ex-dirigentes da Fundação, colaboradores e convidados. 



Cota do Plano CD de outubro é positiva



Em outubro, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na ativa) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de 1,10% em relação ao mês de setembro/2016, o que elevou seu valor para R$ 8,61.
 
Contribuíram positivamente para esse resultado as aplicações em renda fixa (títulos públicos federais), com rentabilidade de 0,57%, as aplicações em fundos de participações e fundos imobiliários (1,84%), as operações com Participantes (0,68%), as aplicações no segmento de imóveis (0,37%) e as aplicações em renda variável (7,14%). Apenas o segmento de investimentos no exterior (-3,78%) contribuiu negativamente para o resultado.
 
* Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. 

Fachesf é eleita para Conselho Deliberativo da Abrapp



Entidade que agrega fundos de pensão de todo o País, a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) renova, a cada três  anos, sua Presidência, Diretoria Integrada e Conselhos por meio de eleição entre as fundações associadas. Encerrado o processo eleitoral deste ano de 2016, a Fachesf foi uma das  fundações eleitas entre as 36 candidatas e passará a ocupar uma vaga no Conselho Deliberativo da Associação. 
 
O papel do Conselho é indicar os representantes da Abrapp junto aos órgãos de deliberação coletiva, previstos em lei, bem como junto às entidades de classe que tenham por finalidade a defesa dos interesses de suas Associadas; advertir por escrito a Associada que, comprovadamente, infringir o Código de Condutas e Princípios Éticos para o Sistema Fechado de Previdência Complementar; deliberar sobre programa de trabalho e proposta orçamentária apresentados, anualmente, pela Diretoria e sobre o Plano Básico de Organização.