:: Edição 16 :: 30/06/2016

Plano CD registra mais uma cota positiva



No mês de maio, o Plano CD da Fachesf - Benefício a Conceder (relativo aos Participantes que ainda estão na Ativa) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de 0,03% em relação a abril/2016, o que manteve o seu valor em R$ 7,96. 
 
Contribuíram positivamente para esse resultado: aplicações em renda fixa (títulos públicos federais), com rentabilidade de 0,34%, fundos de participações e fundos imobiliários (0,70%), operações com Participantes (0,84%), o segmento de investimentos no exterior (5,88%) e as aplicações em imóveis (0,37%). Apenas o segmento de renda variável (ações), cuja rentabilidade foi de -3,73%, contribuiu negativamente para o resultado. 

* Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. 

Relatório Anual de 2015 já está disponível no site



Na tarde de hoje (30), a Fachesf publicou em seu site o Relatório Anual de Informações 2015. Na área aberta, o documento está disponível no menu A Fachesf > Relatório Anual. Já na Área Restrita aos Participantes, o arquivo pode ser encontrado na pasta Relatórios Anuais, que abriga as prestações de contas dos últimos anos. O Relatório Anual é uma das mais importantes ferramentas para que o Participante acompanhe os números da Fundação, detalhadamente. Reserve um tempo para consultá-lo e conheça ainda melhor o seu Fundo de Pensão. 

Fachesf promove Encontro de Conselheiros



No dia 9 de junho, a Fachesf realizou o encontro “O papel e as responsabilidades do Conselheiro na estrutura organizacional”. Na pauta, a apresentação aos Conselhos Deliberativo e Fiscal, sobretudo aos recém-eleitos José Hollanda, Benigna Nunes, Murilo Gondim e seus respectivos suplentes, de todas as áreas da Fundação, com suas estruturas organizacionais, principais atividades e processos.

A abertura ficou por conta do presidente interino da Fachesf, Roque Fagundes, que ressaltou a importância do evento. “Este encontro atende aos princípios de governança e transparência participativa, proporcionando aos conselheiros uma visão ampla da estrutura da Fachesf e uma integração com os gestores das áreas técnicas da Fundação”, comentou Roque.
 
Na opinião do novo conselheiro deliberativo José Hollanda, “o Encontro ultrapassou as expectativas. Tivemos uma visão geral da Fundação, de quem são as pessoas que a compõem, todos os setores. Foi excelente”. Benigna Nunes, também conselheira deliberativa, elogiou a programação: “Foi um dia que agregou muito para o trabalho dos Conselhos. Uma apresentação profunda dessa estrutura organizacional, quais são os órgãos internos e seus papéis. Foi muito esclarecedor e muito rico, inclusive do ponto de vista da educação previdenciária. A equipe mostrou, em detalhes, o que é um Fundo de Pensão.” 
 
O conselheiro fiscal Murilo Gondim ressaltou a boa impressão deixada pelo corpo funcional da entidade: “Esse contato com nossos colegas da Fundação foi muito bom. Além de conhecer a estrutura organizacional, a gente viu quem são as pessoas que a compõem; profissionais comprometidos com o trabalho, interessados, batalhadores. A entidade tem essa cultura de pessoas competentes, esforçadas, que se dedicam, efetivamente, e isso é muito bom. Sugiro que se realize um encontro semelhante na Chesf, com transmissão para as Regionais, para que os Participantes possam saber quem é quem, olhar nos olhos das pessoas, conhecê-las.  Seria muito relevante no sentido de aproximar ainda mais as pessoas da Fundação.” 
 
Apresentaram as suas áreas, as assessorias jurídica, de comunicação, tecnologia da informação e de recursos humanos. Em seguida, os conselheiros ouviram o superintendente de saúde da Fundação, além dos gerentes dos planos de saúde, de regulação e da central de relacionamento. Para finalizar, fizeram suas exposições representantes da equipe de concessão de Benefícios e os gerentes de manutenção de Benefícios, da central de serviços, de investimentos e econômico-financeira. 

Pela equidade de raças, gêneros e minorias sociais

O Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Minorias Sociais da Fachesf promoveu a sua primeira grande ação com os empregados da Fundação: a Oficina “O que é Equidade?”, realizada no dias 13, 14 e 15 de junho. A atividade envolveu cerca de 150 empregados na discussão de temas relacionados à raça, etnia, sexo, gênero, orientação sexual, deficiências e idosos. Os participantes puderam expor opiniões, trocar ideias e vivenciar dinâmicas sobre as mais diversas questões, com o objetivo único de promover o equilíbrio entre todos, tanto no ambiente de trabalho como na vida em sociedade. "O formato da ação foi pensado justamente para movimentar os empregados, estimulando-os a compartilhar pensamentos e conceitos. Com isso, a Fachesf dá início, oficialmente, a um novo momento de reflexão sobre a necessidade de praticarmos cotidianamente a empatia e buscarmos a real equidade", disse Laura Lima, coordenadora do Comitê. Alinhado ao Programa de Equidade da Fundação, o evento contou com a participação de um profissional de Libras. 

O conteúdo discutido está sendo compilado e será disponibilizado em breve para toda a Fachesf. Uma quarta Oficina já está sendo agendada, para a participação de estagiários, prestadores de serviço e empregados que não puderam estar presentes no primeiro momento.

Seguro de vida: Termo de Ajustamento de Conduta

A Fachesf está disponibilizando para a consulta dos seus Participantes o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) relativo à administração do seguro de vida. O documento foi aprovado pela Diretoria Colegiada da Previc em 2/5/2016 e está disponível desde essa quarta-feira (29), na página principal do site da Fundação (www.fachesf.com.br). Basta clicar no banner específico, localizado na lateral direita, para acessar o PDF. 


Unicordis suspende atendimento temporariamente

Em função dos transtornos causados pelas fortes chuvas ocorridas no final do mês de maio, os serviços hospitalares e ambulatoriais do Unicordis estão suspensos até o dia 30 de setembro. Nesse período, o hospital está realizando as reformas necessárias para o retorno das suas atividades.