:: Edição 15 :: 01/06/2016

Plano CD registra cota positiva no mês de abril



Pelo quarto mês consecutivo, o Plano CD da Fachesf (Benefício a conceder) registrou desempenho positivo*, com valorização da cota de abril de 4,00% em relação a março/2016 – o que elevou seu valor para R$ 7,96. 
 
Contribuíram positivamente para esse resultado: aplicações em renda fixa (títulos públicos federais), com rentabilidade de 4,07%, fundos de participações e fundos imobiliários (4,89%), renda variável (6,09%), operações com participantes (1,02%) e segmento de imóveis (0,37%). Apenas o segmento de investimentos no exterior (- 2,91%) contribuiu negativamente para o desempenho. 
 
A excelente rentabilidade da cota de abril/2016 ocorreu, principalmente, em função das expectativas de redução da taxa de juros pelo mercado e, consequentemente, pela valorização dos títulos públicos federais mantidos na carteira e precificados pelo critério de Marcação a Mercado. Vale destacar que a renda variável (ações), apesar de uma valorização superior (6,09%) a da renda fixa (4,07%), tem uma participação menor no Patrimônio de Investimentos da Fachesf - cerca de 10% contra 81%, respectivamente. 
 
* Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura. 

Totem de autoatendimento é instalado em Paulo Afonso



Depois da sede da Fachesf, no Paissandu (Recife/PE), a Agência de Paulo Afonso (BA) foi a regional selecionada para receber um totem de auto-atendimento. O equipamento, que permite a emissão de senhas de acordo com a especificidade de cada Participante, já está em pleno funcionamento. 

No totem, o usuário registra seu perfil (Ativo/Assistido) e o tipo de serviço para o qual deseja atendimento. As informações são enviadas em tempo real para a gerência da área, que pode monitorar a demanda e o fluxo. "De posse desses dados, conseguimos ter o retrato fiel do momento e controlar melhor a fila e o tempo de espera, seja redirecionando usuários para o teleatendimento, quando não há necessidade de assinatura de papeis, por exemplo, ou movimentanto o quadro funcional para dar suporte aos pontos que estão mais sobrecarregados. A importância disso como ferramenta de gestão é enorme", explica Rita Pinheiro, gerente da Central de Relacionamento da Fachesf. 

A instalação dos totens de auto-atendimento é uma iniciativa da Diretoria de Benefícios, que será ampliada também para a FARE em breve. No próximo ano, as agências de Salvador, Fortaleza, Teresina e Sobradinho também receberão unidades do equipamento, que utilizam um moderno software utilizado no mercado e foram montados internamente pela equipe da Assessoria de Tecnologia da Informação da Fundação como forma de reduzir custos.
 

Fachesf ocupa vaga no novo Conselho Deliberativo da Anapar

A Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (Anapar) reuniu, em Belo Horizonte, cerca de 400 associados durante seu XVII Congresso Nacional e elegeu, em Assembleia Geral Ordinária, a nova diretoria para o triênio 2016-2019. O diretor de Benefícios da Fachesf, Raimundo Jorge, foi um dos indicados a ocupar uma vaga no Conselho Deliberativo da entidade pela Regional V, que engloba Bahia, Sergipe e Alagoas. A conselheira da Fundação, Benigna Nunes de Lima, foi reconduzida a mais um mandato no Conselho Deliberativo da Anapar pela Regional VI (Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Maranhão). 

A Anapar é a única representante, no Brasil, dos associados a entidades de previdência complementar. Seu objetivo é unificar os interesses dos Participantes vinculados a fundos abertos ou fechados e representá-los juntos aos poderes públicos (Executivo, Legislativo e Judiciário), às patrocinadoras e às fundações. 
 

Segundo Raimundo Jorge, a presença da Fachesf entre os conselheiros da entidade é muito importante para os Ativos e Assistidos, uma vez que a Associação possui um canal direto de diálogo com o Governo por meio do Conselho de Gestão da Previdência Complementar. "A Anapar é para os Participantes o que a Abrapp é para os fundos de pensão. Estar dentro desse fórum nacional de debate, que ajuda a entender e discutir a legislação do sistema, é um privilégio. Principalmente em época de tantas incertezas no cenário econômico do país, acredito que temos muito a aprender e a contribuir", diz o diretor. 

Confira conteúdo exclusivo da Conexão Fachesf 19

A versão mobile da Conexão Fachesf 19 já está disponivel no aplicativo da revista. Se você ainda não baixou o app no celular ou tablet, clique num dos links abaixo (Android e IOs) e confira a edição na íntegra. Além de der as matérias e reportagens sobre educação previdenciária, finanças e saúde, vai assistir ao inspirador depoimento do piloto aposentado da Chesf, Reginaldo Barreto, um documentário sobre Chico Science e o vídeo produzido pela Fachesf para o lançamento oficial do Programa Pró-Equidade de Gênero, Raça e Minorias Sociais. Todas as edições anteriores da Conexão Fachesf também podem ser lidas pelo app.


Baixe aqui a versão para Android.
Baixe aqui a versão para IOs. 


Participe do Quiz Conexão Fachesf

Já participou do Quiz da Conexão Fachesf nº 19? Leia com atenção a revista, teste seus conhecimentos e aprenda cada vez mais sobre previdência e finanças pessoais. Quem responder corretamente todas as perguntas até o dia 10 de junho ganhará um brinde da Fundação.

Clique aqui para ler a revista.  
Clique aqui para participar do Quiz. 


Dados do beneficiário de saúde disponíveis no site



Em atendimento à Resolução Normativa RN 389 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Fachesf disponibilizou em seu site uma área específica para que os beneficiários consultem todas as informações referentes aos seus planos de saúde, tais como vigência, carência, acomodação, número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) etc. Para acessar os dados cadastrais do titular e seus dependentes, basta entrar na área restrita, clicar no ícone de saúde e, em seguida, em Informações do Beneficiário de Saúde Complementar. É possível consultar o Fachesf-Saúde e também o Plano Patronal. Caso deseje, o usuário pode solicitar alterações ou inclusões online, como mudança de nome, CPF, endereço, telefone, e-mail.