:: Edição 12 :: 06/04/2016

Fachesf: 44 anos de histórias, experiência e realizações



No dia 10 de abril, a Fachesf comemora 44 anos de uma sólida relação com seus Participantes. São mais de quatro décadas de trabalho e a busca permanente por se reinventar, trazer melhorias e ser referência no segmento de previdência complementar. O resultado tem sido colhido ano a ano: somos a maior das fundações da região Norte/Nordeste e estamos entre as 20 maiores do Brasil. Seus profissionais integram todas as Comissões Técnicas Nacionais da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), reforçando a importância e o reconhecimento da Fachesf entre os fundos de pensão nacionais. Neste ano, em meio a um cenário de tantos desafios para todo o país, essa bagagem acumulada de experiências e conquistas tem feito toda a diferença na solidez da Fundação e no cumprimento de seu papel de oferecer serviços de previdência e saúde com qualidade e competência. A todos os Participantes, um agradecimento pela confiança e, acima de tudo, parceria.


Extrato dos planos de benefícios está de cara nova



Como forma de tornar a gestão previdenciária individual mais eficiente, a Fachesf reformulou os extratos dos Planos CD e BS disponíveis no site da Fundação. Com a mudança, o layout do documento ficou mais moderno e amigável, o que tornou o acesso às informações mais simples e objetivo. A mudança também reforçou a segurança dos dados e trouxe estabilidade ao sistema, que não será mais interrompido a cada virada de mês. 
 
O novo extrato foi elaborado e desenhado em parceria pelas áreas de Concessão de Benefícios (BGC), Comunicação (ACI) eTecnologia da Informação (ATI). Seu principal objetivo foi facilitar a consulta e permitir aos Participantes um melhor acompanhamento mensal dos seus planos de benefícios. Segundo Rogério Cardozo,  gerente de Concessão de Benefícios, outro diferencial é o fato de o sistema fornecer um valor de benefício previsto  mais próximo da realidade, por considerar o perfil de todo o grupo familiar. "A plataforma anterior não enxergava todos os dependentes vitalícios, por exemplo, fazendo com que, no ato do requerimento, alguns deles tivessem que ser adicionados manualmente", explicou.  
 
Para conhecer o novo extrato, clique aqui e acesse a área restrita do site da Fundação. Além de dados relacionados à adesão, contribuição (percentual atual, percentual eficiente, salário de participação etc), benefícios de aposentadoria, institutos e reservas, é possível conferir o histórico de contribuições ao Plano desde o início. Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Relacionamento: 0800.281.7533 | Hicom 629.7533 | 4020.7533 (ligações a partir de celular).

Programa Pró-Equidade: assinatura do Termo de Compromisso

No próximo dia 19, o presidente da Fachesf, Mozart Arnaud, viajará para Brasília/DF, a convite da Secretaria de Políticas para as Mulheres, para assinatura do Termo de Compromisso do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

A cerimônia marcará o compromisso da Fundação com a iniciativa, oficializando o início da 6ª edição do Programa, realizado em parceria com o Ministério das Mulheres, da Igualdade Social e dos Direitos Humanos, a ONU Mulheres e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na Fachesf, além das questões de gênero e raça, o Plano de Ações abarcará outras minorias, a exemplo das pessoas com deficiências e homoafetivos. 


Confira se você pode ser considerado uma US Person

Os Participantes Ativos e Assistidos da Fachesf que tenham nacionalidade/ cidadania norte-americana ou se enquadrem em um dos conceitos de US Person (confira abaixo) devem entrar em contato com a Central de Relacionamento da Fundação para receber orientações sobre a atualização dos seus dados fiscais.

A exigência dessa identificação surgiu da FATCA, sigla em inglês para a lei americana de combate à evasão fiscal em investimentos feitos fora daquele país, por cidadãos norte-americanos e por cidadãos estrangeiros com obrigações fiscais nos Estados Unidos. O Brasil assinou esse acordo em virtude da troca de informações com a Receita Federal americana. Assim, todas as instituições financeiras brasileiras, incluindo os Fundos de Pensão, a exemplo da Fachesf, deverão identificar em suas bases cadastrais clientes com estas características.   

Quem é US Person (basta ter apenas um desses):

1. Ter cidadania norte-americana;
2. Ter dupla nacionalidade, uma delas norte-americana;
3. Ter passaporte norte-americano, mesmo com residência fora dos EUA;
4. Ser detentor de Green Card;
5. Ter local de nascimento nos EUA; 
6. Possuir telefone nos EUA;
7. Ter residência permanente ou presença substancial nos EUA (31 dias no corrente ano ou 183 nos últimos 3 anos);
8. Possuir, pelo menos, 10% de participação em empresas nacionais ou internacionais.